A ESTANTE DE GUSTAVO BERNARDO


A Ficção de Deus
     

A FICÇÃO DE DEUS

Maria Lúcia Barreto de Castro Althertum

Gustavo Bernardo, o seu livro é uma poesia filosófica, ou uma filosofia poética... A cada nova página, um novo prazer. Estou adorando o seu livro.

Sabemos que estamos diante de um mestre, quando um assunto complexo nos chega claro.  Você passa do conto ao discurso direto, depois às suas observações com maestria. Acho que jamais chegarei lá... Talvez seja por isso que escrevo sobre o prosaico. Filosofia já é difícil de transmitir, filosofar com o leitor é um desafio só atingido pelos peritos no uso da palavra...

O Bóson de Higgs ficou conhecido como a “Partícula de Deus” porque está em toda parte mas é dificil de provar e ou definir. Porém,  a origem da expressão é bem menos poética. Vem de um livro do físico ganhador do Prêmio Nobel Leon Liderman, cujo esboço do título era "A Partícula Maldita" (The Goddamn Particle)  no original, em alusão às frustrações de tentar encontrá-la e provar sua existência. O título do livro foi depois cortado para "A Particula de Deus", por seu editor, aparentemente temeroso de que a palavra “maldita” fosse ofensiva.

Não sei se você sabia desta curiosidade. Como graduada em física teórica básica, mantenho uma correspondência com nosso astrofísico Marcelo Gleiser de quem já li todos os livros. No Brasil estudamos na PUC do Rio de Janeiro, só que ele é um gênio e eu, uma mãe de família. Mesmo assim lecionei geometria e matemática por 25 anos.

Vamos nos falando.  Abraços físicos.

São Paulo, 24/12/2014.


e-mail : gustavobernardokrause@gmail.com